Não é novidade para ninguém que a decoração orgânica é a nova tendência do momento, mas afinal o que é a decoração orgânica? Esse estilo de decoração consiste nas formas curvas e fluidas fugindo do design industrial, juntando com materiais naturais que se fundem com a estética da natureza incluindo cores suaves e terrosas, textura e a iluminação natural.
Essa tendência está alinhada com o movimento de desaceleração da vida urbana, a busca por casas mais acolhedoras e a valorização da sustentabilidade. Ela também conversa com o conceito de "slow living", onde o lar é um refúgio e não apenas um espaço funcional.
Mas afinal como colocar essa decoração em prática?
Agora que você já tem uma base do que é a decoração orgânica, será necessário conhecer os diferentes estilos para esta linha.
Estilos de Decoração Orgânica
Dentro da decoração orgânica, existem vários estilos que compartilham princípios semelhantes, como o uso de materiais naturais, formas fluídas e conexão com a natureza, mas cada um com suas características próprias.
Orgânico Moderno
O estilo Orgânico Moderno nada mais é do que a combinação de dois estilos opostos que juntos formam um ambiente acolhedor e confortável. Inicialmente temos o estilo moderno que se caracteriza pela simplicidade, linhas retas e um ambiente funcional com cores neutras. Em contrapartida temos o estilo orgânico com suas linhas curvas, materiais naturais e suas cores suaves e terrosas. Sua paleta de cor adquire tons que passam uma atmosfera calma e relaxante, combinações como bege, cinza, branco com toques de verde, azul claro ou até mesmo um toque de madeira em tons claros ou caramelo.
Sua iluminação parte de um lado mais natural proporcionando a tranquilidade e concentração necessária, em casos que a iluminação natural não é possível pode-se optar pela substituição dessa fonte por luz artificial que imita a luz solar. Ah é claro não se esqueça de dar um toque verde para a sua casa, busque trocar as plantas artificiais por ornamentos reais que além de sustentáveis dão um ar de beleza a mais para o seu ambiente.
Orgânico Rústico
Por rústico nós pensamos automaticamente em algo que está relacionado ao campo como fazendas ou pequenos chalés na montanha,mas no mundo contemporâneo dificilmente encontraremos uma exclusividade somente ao campo. Atualmente muitas casas e apartamentos urbanos tem se apropriado desse estilo. O estilo orgânico rústico consiste na casualidade, resgatando o contato direto com a natureza passando a ideia de viver de uma maneira mais simples.Com tantas maneiras e referências do estilo rústico é fácil nos atrapalhar no caminho da decoração, mas se seguirmos as suas características tudo fica mais claro.
Em sua paleta de cor podemos encontrar tons terrosos e neutros, dando preferências às cores que aquecem e trabalham com o aconchego no ambiente, podendo ser elas o alaranjados,marrons, vermelhos e rosas queimados, mas é possível adicionar também um toque de minimalismo com cores neutras como o bege, o cinza e o off-white.
A madeira é a grande estrela desse tipo de decoração dando o toque necessário que nos conecta com a natureza diretamente. Você pode escolher usa-la crua para um ambiente rústico e despretensioso, mas você deve ficar atento ao detalhe que com o tempo o revestimento da madeira crua vai se desgastando. Já para aqueles que preferem um ambiente mais sofisticado e elegante pode-se usar a madeira com melhor acabamento e ainda decorar com alguns itens em metal ou vidro.
A nossa iluminação deve ser quente, por isso foque em uma iluminação suave, indireta e aconchegante.Escolha em uma luz amarela com a potência mais fraca, e para dar aquele charme utilize luminárias de piso, abajures e pendentes para criar uma meia luz.
Orgânico Boho
A decoração deste estilo é uma verdadeira fusão entre uma variedade de estilos sendo eles hippie, orientais e punk, combinadas a uma união entre os estilos romântico, country e vintage. Ela se destaca por ser uma decoração descontraída e criativa, cheia de estampas e texturas. Suas cores principais são as vibrantes, mas caso queira dar um ar mais chique opte pela utilização de tons naturais como bege, marrom, verde, cáqui e tons de terra. Nesse estilo se prioriza os materiais naturais como a palha, bambu, cerâmica e tecidos naturais como algodão e linho,todos esses elementos são a estrela desse estilo. A incorporação de elementos artesanais dá um toque único para o ambiente, junto de suas estampas e tapetes que geralmente possuem elementos étnicos, padrões geométricos ou desenhos inspirados em culturas orientais, com cores ricas e vibrantes. Adicionando uma mobilia vintage e plantas no ambiente você consegue chegar a combinação perfeita de um lugar aconchegante, cheio de personalidade e história.
Orgânico Escandinavo
Reconhecido por sua simplicidade, funcionalidade e harmonia com a natureza, esse estilo une apelo estético e praticidade, refletindo os desejos contemporâneos por minimalismo e conforto. Os ambientes decorados no estilo escandinavo transmitem aconchego e acolhimento, promovendo uma sensação de tranquilidade e bem-estar. Entre suas principais características estão os móveis de design simples, o uso abundante de luz natural e a preferência por materiais naturais, como madeira clara principalmente carvalho e pinho tanto nos móveis quanto nos pisos, seu objetivo é que tudo adorne com a natureza transmitindo conforto e autenticidade. Suas cores são mais puxadas para as neutras e suaves refletindo a luz natural e ampliando a sensação de espaço, tons de branco, cinza e bege predominam, às vezes complementados por toques de cores pastéis ou acentos mais escuros para criar contraste.
Orgânico Tropical
Esse estilo foge muito da curva da simplicidade, trazendo consigo suas cores vibrantes, ambientes carregados e uma boa dose de plantas criando um ambiente natural e acolhedor. Seu elemento chave com toda a certeza são as plantas, utilize diversas espécies, com diferentes tamanhos e texturas, como samambaias, espadas de São Jorge e palmeiras. Suas cores vibrantes combinadas com tons terrosos criam um grande destaque, tons como verde, amarelo, laranja, rosa e azul, combinados com tons terrosos e brancos equilibram a composição. Materiais naturais e reciclados trazem uma pegada rústica junto com as estampas e elementos de fauna e flora como aves, onças, folhas e flores. Uma dica para esse estilo é criar pontos de destaque e combinar diferentes texturas para um ambiente mais interessante e dinâmico.
É importante compreender que a decoração orgânica vem sendo cada vez mais valorizada pois não é uma simples abordagem de estética onde irá criar somente ambientes agradáveis, mas uma questão de bem-estar, qualidade de vida e conexão com a natureza. Invista nessa nova tendência para trazer uma nova visão de vida, sendo ela exótica, minimalista, rústica ou simples e aconchegante.